Roubos, Vandalismo e Burlas em Unidades de Alojamento
Recomendações e comportamentos estranhos
A acompanhar o crescimento significativo do numero de unidades de alojamento local nos ultimos anos, também tem crescido o numero de reclamações e de participações ás autoridades portuguesas relativamente a actos de vandalismo, roubos (assaltos) e violência para com este tipo de alojamentos.
Desta forma, é conveniente que os proprietários e seus
empregados estejam atentos a:
- Esteja atento ao que se passa nos apartamentos (como estes
se encontram antes de serem ocupados, nomeadamente, limpeza, arrumação, estados
do mobiliário e artigos expostos)
- Se detetar algo estranho nas mensagens que antecedem a
reserva deve comunicar às autoridades.
- Reservas de apenas uma noite. Existem relatos de reservas
de um hospede com identidade falsa para uma noite, tendo-se posteriormente verificado
a estadia de várias pessoas e a vandalização do alojamento ou roubo de
equipamentos do alojamento.
Durante o check-in,
esteja atento a:
- A comportamentos estranhos no check-in.
- Aparecer uma pessoa para o check-in diferente da pessoa
que reservou é um sinal de que algo pode não estar bem; esteja especialmente
atento a grupos.
- O Hóspede fazer reserva (e paga estada) para 3 pessoas mas
no check-in aparece apenas 1 pessoa, e explicar que apenas dá os seus dados de
identificação, visto que ainda não tem a certeza se os restantes hospedes podem
vir. E que, caso venham, mais tarde então envia a sua documentação.
- Solicite sempre a documentação oficial de todos os
hóspedes estrangeiros (passaporte no caso de cidadãos não europeus; Passaporte
ou Identificação Nacional nos casos de cidadãos europeus);
- Sempre que possível, comunique a entrada de hóspedes ao
SEF no próprio dia de chegada;
- Não aloje pessoas que se recusem a mostrar o seu documento
de identificação;
- Informe as autoridades caso um potencial hóspede se tenha
recusado a mostrar a identificação;
- Não aceite ofertas como pacotes e envelopes de hóspedes
que não conheça;
- Não aceite ficar com bagagem à sua guarda;
- Não aceite que os hóspedes recebam correspondência na sua
morada;
- Informe a autoridade se chegar a um apartamento depois do
término da reserva e notar que o apartamento não foi utilizado para dormir;
- Informe as autoridades quando encontrar bagagens
abandonadas ou hóspedes com comportamentos estranhos.
- Caso desconfie que algo não está bem, e não arrisque, solicite caução, recuse ou chame as autoridades.
- Muitos turistas, como distração não trancam as portas ou
fecham as janelas dos seus apartamentos. É necessário, sensibilizar e
aconselhar os hóspedes a tomarem atitudes básicas como fechar bem as portas e
as janelas, sobretudo se forem no rés-do-chão e no primeiro andar, bem como os
alojamentos passarem a disponibilizar um cofre para que os hóspedes possam
guardar os seus pertences.
- Evite os pagamentos em dinheiro e pedidos de pagamento no acto
do check-in aquando a reserva do hotel. Opte por recebimento de pagamentos
através das plataformas electronicas, ou outros meios electronicos com
antecedência e no momento da reserva.
Concerteza, a maior parte das situações não terão razão de
ser, mas como diz o velho ditado “mais
vai prevenir do que remediar”.
- 06 Fevereiro 2020