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Roubos, Vandalismo e Burlas em Unidades de Alojamento

Recomendações e comportamentos estranhos


A acompanhar o crescimento significativo do numero de unidades de alojamento local nos ultimos anos, também tem crescido o numero de reclamações e de participações ás autoridades portuguesas relativamente a actos de vandalismo, roubos (assaltos) e violência para com este tipo de alojamentos.

Desta forma, é conveniente que os proprietários e seus empregados estejam atentos a:

- Esteja atento ao que se passa nos apartamentos (como estes se encontram antes de serem ocupados, nomeadamente, limpeza, arrumação, estados do mobiliário e artigos expostos)

- Se detetar algo estranho nas mensagens que antecedem a reserva deve comunicar às autoridades.

- Reservas de apenas uma noite. Existem relatos de reservas de um hospede com identidade falsa para uma noite, tendo-se posteriormente verificado a estadia de várias pessoas e a vandalização do alojamento ou roubo de equipamentos do alojamento.

 Durante o check-in, esteja atento a:

- A comportamentos estranhos no check-in.

- Aparecer uma pessoa para o check-in diferente da pessoa que reservou é um sinal de que algo pode não estar bem; esteja especialmente atento a grupos.

- O Hóspede fazer reserva (e paga estada) para 3 pessoas mas no check-in aparece apenas 1 pessoa, e explicar que apenas dá os seus dados de identificação, visto que ainda não tem a certeza se os restantes hospedes podem vir. E que, caso venham, mais tarde então envia a sua documentação.

- Solicite sempre a documentação oficial de todos os hóspedes estrangeiros (passaporte no caso de cidadãos não europeus; Passaporte ou Identificação Nacional nos casos de cidadãos europeus);

- Sempre que possível, comunique a entrada de hóspedes ao SEF no próprio dia de chegada;

- Não aloje pessoas que se recusem a mostrar o seu documento de identificação;

- Informe as autoridades caso um potencial hóspede se tenha recusado a mostrar a identificação;

- Não aceite ofertas como pacotes e envelopes de hóspedes que não conheça;

- Não aceite ficar com bagagem à sua guarda;

- Não aceite que os hóspedes recebam correspondência na sua morada;

- Informe a autoridade se chegar a um apartamento depois do término da reserva e notar que o apartamento não foi utilizado para dormir;

- Informe as autoridades quando encontrar bagagens abandonadas ou hóspedes com comportamentos estranhos.

- Caso desconfie que algo não está bem, e não arrisque, solicite caução, recuse ou chame as autoridades.

- Muitos turistas, como distração não trancam as portas ou fecham as janelas dos seus apartamentos. É necessário, sensibilizar e aconselhar os hóspedes a tomarem atitudes básicas como fechar bem as portas e as janelas, sobretudo se forem no rés-do-chão e no primeiro andar, bem como os alojamentos passarem a disponibilizar um cofre para que os hóspedes possam guardar os seus pertences.

- Evite os pagamentos em dinheiro e pedidos de pagamento no acto do check-in aquando a reserva do hotel. Opte por recebimento de pagamentos através das plataformas electronicas, ou outros meios electronicos com antecedência e no momento da reserva.


Concerteza, a maior parte das situações não terão razão de ser, mas como diz o velho ditado  “mais vai prevenir do que remediar”.







FAQs - Perguntas Frequentes

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