SIBAGO | Como registar a sua unidade hoteleira no SEF?

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Como registar a sua unidade hoteleira no SEF?

Registo inicial no SEF passo a passo.


Caso não saiba, o registo no SEF é obrigatório, por lei, para todas as entidades exploradoras de unidades hoteleiras e similares (Por exemplo: Alojamento Local, Turismo Rural, etc..).


Para que seja possível a comunicação de boletins de alojamento ao SEF através da plataforma SIBAGO.PT será necessário que o registo no SEF tenha sido efectuado.

O registo no SEF é efectuado através da plataforma do SIBA – Sistema de Informação de Boletins de Alojamento, mediante o preenchimento de uma inscrição.

Se ainda não procedeu a este registo deverá efectuar a sua inscrição seguindo o seguintes passos:

1 - Aceda à seguinte pagina do SEF https://siba.sef.pt/s/an/DadosIdentificacao.aspx 


2 - Preencha todos os campos indicados:

a) Número de identificação Fiscal (NIF).

b) Código da Actividade Económica.

c) Tipologia/ Classificação - indicar a modalidade na qual registou o seu AL.

d) Nome da Unidade - deve ser o mesmo nome que inseriu aquando o registo do seu AL no Turismo de Portugal.

e) Entidade Exploradora - deverá ser preenchido com o nome associado ao NIF identificado no início da inscrição.

f) Código Postal - apenas após preenchimento do Código Postal será obtida a morada e localidade do alojamento. Nesse momento, será possibilitada a edição do campo morada o qual poderá alterar e completar com mais informação (Por exemplo o Nº de Porta e Andar).

g) Telefone - indicar o contacto telefónico

h) Fax - Apesar de conter (*) indicação de preenchimento obrigatório é possível finalizar a inscrição sem esse campo preenchido visto que o Fax é um meio de comunicação fora de uso, e que nem todas a unidades dispõem. 

i) Nome Contacto - Indicar o nome da pessoa de contacto com o SEF.

j) Email Contacto - Indicar o endereço electrónico.

h) Envio Boletins por: Upload de ficheiros/Web Service/ Página no Portal - Seleccionar opção Web Service.

Para poder utilizar a plataforma SIBAGO.PT o registo deverá ser feito com a opção Web Service Seleccionada.

Após preenchimento bastará premir o botão "Enviar" e o seu registo ficará concluído. Receberá no prazo de 1 a 3 dias úteis um ofício por email do SEF com a confirmação do registo e as credenciais de acesso para comunicação com o SEF.

O oficio terá o seguinte formato:


De relembrar que, caso o ofício referido não mencione que a comunicação é via "Web Services" não será possível efectuar a comunicação através de SIBAGO.PT. 









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